1. Taxa de Juro

2. Taxas Equivalentes

3. Taxa Efetiva e Nominal

  1. Taxa de Juro: Corresponde à remuneração de um determinado valor/capital aplicado por um prazo determinado. As taxas de juro são divididas em dois tipos:

    • Juros Simples: Quando a remuneração do valor aplicado é diretamente proporcional ao seu valor e ao tempo de aplicação. Por exemplo: uma aplicação de 1.000,00 pelo prazo de 3 anos e à taxa de 12% ao ano, resulta em um juros de 360,00 (juros = 1.000,00 * 3 * 12/100).

    • Juros Compostos: Quando o juro gerado pela aplicação será incorporado à mesma, passando a participar do cálculo do juros do período seguinte. Diz-se então que os juros são capitalizados, pois não só o valor inicial rende juros, como também os juros devidos são calculados sobre os juros formados anteriormente. Os juros compostos são mais utilizados pelo mercado financeiro, pois refletem melhor a realidade. A maioria das operações financeiras (empréstimos pessoais, compras à prazo, etc.) utiliza juros compostos e valores iguais nas prestações (a "famosa" Tabela Price). Esta forma é mais difícil de calcularmos os juros, uma vez que os cálculos utilizam exponenciação, e nós, seres humanos, temos mais dificuldades para calcularmos mentalmente este tipo de operação. Por isso muitas vezes não sabemos por exemplo, quanto é o juro cobrado numa operação deste tipo:
        Valor à vista=1.000,00 podendo pagar em 3 vezes de 350,00, sendo a primeira paga no ato. Suponhamos que a poupança esteja remunerando mensalmente à uma taxa de 1,5%. O que será melhor, pagar à vista, ou deixar o dinheiro aplicado e ir retirando as prestações ? Utilize os nossos cálculos, e verificará que neste caso é melhor pagar à vista.

  2. Taxas Equivalentes: Duas taxas são equivalentes se, considerados o mesmo prazo e o mesmo valor, é indiferente aplicar uma ou outra taxa. Por exemplo, uma taxa de juros de 0,5 % ao mês é equivalente a 6,1678% ao ano.

  3. Taxa Efetiva e Nominal: Uma taxa de juro é considerada nominal quando o prazo de incorporação de juros não coincide com aquele que a taxa se refere. É comum no dia-a-dia apresentar a taxa nominal, porém para o cálculo dos juros é utilizada a taxa efetiva. Por exemplo, uma taxa de juros nominal de 6 % ao ano, corresponde a uma taxa efetiva de 0,5 % ao mês (= 6/12). Se calcularmos a taxa efetiva anual teremos 6,1678% ao ano (taxa ano = [(1 + 0,5/100) ^ 12 -1] * 100).